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ESTRUTURAS LOGÍSTICAS COMO BENS PÚBLICOS
Emprestando o “economês”, bem público é aquele cujo consumo é feito por vários indivíduos sem que seu custo seja maior do que se ele fosse feito para um único indivíduo.
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EXEMPLO DE BENS PÚBLICO
O exemplo típico de bem público é a iluminação pública: independente de quantas pessoas circularem pela rua, o preço pago pela iluminação dela será exatamente o mesmo.
Justamente pela dificuldade de se encontrar o consumidor adequado para cobrança da tarifa de um bem público, grande parte dos bens públicos acabam ou sendo providos pelo Estado, ou tendo a intervenção dele.
Além da iluminação pública, pode-se citar também a defesa nacional, instalações de saneamento básico (fora das residências), infraestrutura de rádio, televisão, internet, entre diversos outros.
LOGÍSTICA E BENS PÚBLICOS
No caso da logística, é possível também identificar uma série de bens públicos. As ruas de uma cidade, por exemplo.
Ao estar construída, não é possível impedir nenhum cidadão de utilizá-la e seus custos de construção e manutenção não variam de acordo com o número de pessoas e automóveis que ali circular.
É claro que a deterioração da via tem relação com o trafego, mas em linhas gerais o custo marginal acrescido da movimentação é pequeno frente ao custo total.
Não só as ruas mas todas as vias de trânsito podem ser consideradas bens-públicos: rodovias, ferrovias, hidrovias, corredores de ônibus, aeroportos, instalações portuárias, e por aí vai…
BENS PÚBLICOS X INICIATIVA PRIVADA
Se infraestruturas logísticas podem ser consideradas bens públicos e estes, via de regra, são providos ou contam com o apoio do governo para sua construção, como entra a iniciativa privada nisso?
Respondendo como um bom economista, depende. Tem país que a iniciativa privada simplesmente não participa dessas atividades logísticas e no Brasil esse foi o cenário por muitos anos.
No entanto, sabemos da dificuldade do nosso governo tanto para construir como para operar infraestruturas logísticas.
Por isso, atualmente, grande parte dos serviços logísticos são concedidos a iniciativa privada.
Concessão, essa é a resposta atual para infraestrutura logística no Brasil e eu vou falar dela nos próximo minutinhos.
Até lá!
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