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VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA O NOME DAS AERONAVES?
Muitas vezes que entramos no avião a aeromoça anuncia o nome da aeronave que estamos viajando: ATR-72, Embraer-170, Airbus-A320, e assim por diante. Mas você sabe o que esses nomes significam?
A primeira parte dos nomes, representados por letras, é um pouco intuitiva. Tratam dos fabricantes das aeronaves. Os mais conhecidos para os brasileiros são:
– Boeing – empresa americana;
– Airbus – consórcio europeu;
– Embraer – empresa brasileira;
– ATR (Avions de Transport Régional) – empresa italiana e francesa.
Entre as maiores fabricantes do mundo que não são tão comuns no Brasil, há ainda as empresas: Bombardier (Canadense) e Cessna (Americana).
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Já a segunda parte dos nomes, que equivale aos números, não é tão intuitivo como parece… Essa nomenclatura é de responsabilidade de cada um dos fabricantes, e não há um padrão entre elas. Vamos pegar alguns exemplos:
O Boeing 777-31H quer dizer: aeronave modelo 777, versão 300 (indicado pelo 3), isto é, um 777-300. Os dois últimos números são o costumer code da Boeing, que significa um código próprio criado pela fabricante para identificar para quem a aeronave foi vendida. Nesse caso, o 1H refere-se a companhia aérea Emirates. Portanto, 777-31H é um Boeing 777-300 entregue para a Emirates.
Lembrando que esse código permanece com a aeronave, mesmo quanto ela é vendida para outra companhia aérea, possibilitando-se assim, identificar sua origem de fabricação.
Esse link traz todos os “costumer code” da Boeing e, esse link traz um pouco da história de nomenclaturas dos aviões da Boeing.
Agora vamos ao exemplo do Airbus A320-231. A letra “A” é a abreviação de Airbus. Os 3 primeiros números referem-se ao modelo do avião (A320, A340). Os três últimos números representam, respectivamente, série da aeronave, o fabricante do motor e sua versão. Então o A320-231 significa que é um Airbus 320-200 – Motor IAE (3) versão 1.
Agora o caso do Embraer E-170. A empresa possui três tipos de aeronaves comerciais de passageiros: a ERJ (Embraer Regional Jet), a E-JET (jet é jato em inglês) e a E-JET E2 (que é a nova geração do E-JET). Então as primeiras letras referem-se ao tipo da aeronave (ERJ ou E). O código seguinte, refere-se ao modelo da aeronave.
Por fim, o ATR-72 significa: ATR é o nome da fabricante e 72 é o nome do modelo, em uma referência à sua capacidade de transporte de 70 passageiros. Já o ATR-42 é um modelo muito semelhante, que transporte aproximadamente 50 passageiros.
Toda essa nomenclatura pode confundir um pouco quem não está habituado. Na prática, elas servem para padronizar o linguajar dos fabricantes e operantes de aeronaves no que diz respeito a uma infinidade de especificações técnicas, desde a quantidade de passageiros até a forma de manutenção de uma peça específica do motor – e, é claro, eu não vou entrar nesse nível de detalhe.
O que eu queria mostrar aqui é que, no caso do modal aéreo, não existe uma padronização oficial do nome das aeronaves, uma vez que essas são definidas pelas empresas fabricantes. Também é importante ressaltar que eu me atentei especificamente a aeronaves de passageiros comerciais, e há uma infinidade de outros tipos de aeronaves (militar, executiva e por aí vai….).
O fato é que os aeroportos (terminais de transbordo para o modal aéreo) são dimensionados de acordo com a capacidade da aeronave que conseguem receber: e esse é o assunto do próximo post. Até lá!
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